Magia dos Pontos Riscados e o Uso das Ponteiras e Velas



A Umbanda é uma religião magistica onde se encontra muitos elementos diferentes e cada elemento tem seu fundamento e um dos grandes mistérios é a simbologia do Ponto Riscado.
Antigamente era comum nos Terreiros quando o médium ia firmar para dar consulta o guia tinha que dar seu nome, o que iria beber sua oferenda e explicar os elementos do ponto riscado e passar ou cantar seu ponto cantado, se tudo estivesse de acordo o médium era liberado para dar consulta, isso era feito com todas as linhas, hoje é muito 


raro ver isso nos terreiros. Hoje infelizmente muitos dirigentes não sabem explicar para seus filhos um ponto riscado.
Quando a Umbanda se formou no astral antes de ser fundada aqui no Brasil foi tudo muito bem planejado pelos guias já sabendo os possíveis problemas que poderiam ter, tato terreno como do astral. Cada guia que faz parte da Umbanda recebeu sua chave seu mistério e seu ponto riscado, esse que somente a entidade sabe seus mistérios ali colocados, para quando haver algum espírito se passando pela entidade pode ser pedido para firmar seu ponto riscado e se não for a entidade o espírito que ali estiver não vai ter os símbolos mágicos e nem as respostas para o que ele esta fazendo.

Mas como se lê um ponto de uma entidade?

Usamos-nos essa linguagem aqui na terra, ler um ponto de uma entidade.  Vou falar pelo meu conhecimento de leitura e como aprendi a identificar alguns pontos, não posso dizer todos que vou ser vaidoso da minha parte. A leitura de um ponto requer um conhecimento profundo em simbologia dos Orixás. 

Mas a Umbanda não trabalha com Orixás? 

Na Umbanda nos não trabalhamos com Orixás e sim seus representantes que são os guias, se algum terreiro trabalha com Orixás na Umbanda tem suas particularidades, mas no Cazuá nos não trabalhamos você pode se aprofundar nesse conteúdo no curso Linhas da Umbanda no Umbanda NEC. Os Orixás têm seus elementos, sua simbologia de força e os guias receberam essas armas para trabalhar na Umbanda. Se o ponto riscado é de Ogum, vamos encontrar um Símbolo riscado identificando a ligação com o Orixá Ogum. 

Mais é só assim que se lê um ponto? 

Não, cada linha tem seus grafos mágicos, seguindo o exemplo com a linha de Ogum temos as linhas de trabalho de Ogum aqui vou citar três para não sair do foco, Ogum Beira Mar linha do Mar ligado ao reino de Iemanjá, neste ponto vai ter símbolo identificando Ogum e Iemanjá e mais símbolo do guia. Ogum Megê, ligado a calunga (cemitério) e ao pai Omolú, no ponto riscado vamos encontrar referencia a Ogum e Omolú e do guia, Ogum das Matas, ligado as Matas, vamos encontrar a simbologia de Ogum e Oxossì e do guia. Cada guia da Umbanda trás sua chave que chamamos que é a sua identificação junto com toda essa simbologia ainda tem a cor da pemba que é o elemento mágico que vai dar vida aos pontos riscados. 

Juntando tudo isso chega ao nome da linha que a entidade trabalha a falange do Ogum Beira Mar. Eu aprendi a ler os pontos estudando muito e estudo até hoje, e claro com a ajuda dos guias eles são os grandes conhecedores desses mistérios da grafia na Umbanda.  

Eu sabendo todos os símbolos dos Orixás vou saber ler um ponto riscado? 

Não, vai facilitar seu conhecimento dentro de uma falange pode haver mais linhas de trabalho, para simplificar vou dar um exemplo do Caboclo Sete Flechas o qual é o responsável espiritual do Cazuá e responsável pelos estudos. Dentro dessa falange Sete Flechas encontramos sete tipos de pontos riscados diferentes, mas todos tem sua particularidade que identifica a linha Sete Flechas poder ser um Sete Flechas que trabalha mais rápido vai ser um lanceiro seu ponto é diferente do Sete Flechas flecheiro, só para vocês entender essa magia do ponto riscado. 

Por isso que muitas casas não permitem que falem o nome da entidade antes de riscar o ponto e principalmente quando o médium esta desenvolvendo, pois seu nome só será confirmando com seu ponto for riscado, é mesma coisa nós, só vamos confirmar o nome de quando pegamos algum documento da pessoa, se não podemos acreditar em qualquer nome sem confirmar. Também vale deixar um alerta que às vezes pode vim outro espírito desenvolver o médium, mas na hora de firmar, riscar o ponto é outro, geralmente o guia que vai assumir para dar consulta.
A baixo segue alguns símbolos que podemos encontrar nos pontos

OXALÁ: Tudo que representa a presença de Luz. (Sol, por exemplo).

- OGUM: A espada, a lança, a bandeira usada pelos cavaleiros, escudo ..

- XANGÔ: O machado. Balança

- OXUM: estrelas , o coração, etc.

- IANSÃ: A taça e o raio. Espada

- Ibeijada: Carrinhos, pirulitos, brinquedos em geral, bonecos e
palhaços, etc.

- IEMANJÁ: A lua, a âncora, as ondas, etc.

- OXOSSI: A flecha e o arco.

- NANÃ: O Íbíri (um feixe de ramos de folha de palmeira com a ponta
curvada e enfeitado com búzios) ou chave.

- OBALUAIÊ/Omulú: O cruzeiro das almas.
Não

    Também temos outros significados dos Pontos Riscados, assim como
descrevo abaixo:

- Um Ponto: o Ser Supremo, a origem.

- Uma Linha Reta: o Mundo Material.

- Duas Linhas Retas: o Princípio de tudo, o Masculino e o Feminino.

- Uma Linha Curva: a Polaridade.

- Dois Traços Curvos: as duas polaridades - positiva e negativa.

- Um Triângulo de Lados Iguais: a Força Divina - Pai, Filho e Espírito
Santo - Santíssima Trindade.

- Dois Triângulos (Hexagrama): Estrela de seis pontas - todas as
Forças do Espaço.

- Um Quadrado: os 4 elementos (Água, Terra, Fogo e Ar).

- Um Pentagrama: a Estrela de Davi e o Signo de Salomão - a Linha do
Oriente, Oxalá, a Luz de Deus.

- Três estrelas: também podem representar os Velhos e as Almas.

- Círculo: o Universo, a Perfeição.

- Um Círculo com Dois Diâmetros Entre Si: o Plano Divino, o
Quaternário Espiritual.

- Círculos Menores e Semicírculos: as fases da lua (símbolo de
Iemanjá), forças de luz, inclui Iansã.

- Círculo com Estrias Externas: o sol (símbolo de Oxalá).

- Espiral - para fora: indica chamamento de força, retirando demanda
ou irradiação de Boiadeiro.

Seta Reta ou Curva e Bodoque: - irradiação de Oxossi (caboclo).

- Balança, Machado ou Nuvem: símbolos de Xangô e do Oriente.

- Raio (condições atmosféricas): símbolo de Iansã.

- Espada Curva reta ou inclinada: símbolo de Ogum.
Também é símbolo de Ogum a Bandeira Branca com Cruz Grega Vermelha .

- Flor ou Coração: símbolos de Oxum.

- Coração com uma Cruz no Interior: símbolo de Nanã.
Também é símbolo de Nanã os Traços Pequenos na Vertical (chuva).

- Folhas ou Plantas: símbolos de Oxossi ou Pretos velhos.

- Tridentes: símbolos para Exú e Pombo Gira. Se utilizam garfos curvos
para a Calunga, e garfos retos para a Rua, (Pode haver ou não
caveira). Também se utiliza para diferenciar entre o masculino do
feminino da seguinte forma, tridentes curvos para determinação do
feminino e retos para o masculino.

- Cruz Latina Branca: Cruz de Oxalá.

- Cruz Grega Negra com pedestal: símbolo de Omulú.

- Arco-íris: símbolo de Oxumaré.

- Estrela Branca (Oriente): Luz dos espíritos.

- Estrela Guia (com cauda): símbolo da capacidade de acompanhamento
(Oriente).

- Um Oito Deitado (Lemniscata): símbolo do Infinito.

- Cordão com Nó ou um Pano: símbolo das crianças.

- Conchas do Mar: símbolo das crianças na irradiação de Iemanjá, ,
Oxum e Nanã.

- Águas Embaixo do Ponto: símbolo de Iemanjá (mar).

- Pequenos Traços de água: símbolo de Oxum.

- Traço ou Linha Curva com Círculo nas Pontas: símbolo de força, e
descarregos.

- Rosa dos Ventos: chamada de força ou descarrego.

- Palmeiras ou Coqueiros: força dos Pretos Velhos ou Baianos. boa

- Traço com Três Semicírculos nas Pontas: descarrego e força  a
necessitados

Traço com uma entrada e duas saídas (como uma letra Y): Símbolo de Pretos Velhos


   Esses exemplos não devem ser levados a uma determinação de que tenhamos o entendimento concreto em relação as identificações, avisos, falangeiros, linha ou trabalho de uma determinada Entidade, isso deve ser feito apenas por pessoas preparadas, no caso um Pai de Santo, ou pelas próprias Entidade responsável pelo trabalho. Esses exemplos dados acima foi um pequeno estudo, e nesse caso só serve apenas para ilustrar nosso texto, não sendo assim determinante para que ninguém que não seja qualificado e preparado fique tentando decifrar os "códigos" dos Pontos Riscados de nossas queridas Entidades.
Mais uma vez eu reforço não tentem montar um ponto com símbolos na cabeça de vocês, pois os pontos riscados são as chaves recebidas no astral e cada ponto segue os elementos corretos com a linha que se identifica, e o nome da entidade.

O guia riscando seu ponto mágico vem outra parte os elementos que são usados em cima do ponto.
Existe uma grande variedade de acordo com cada entidade e não a linha de trabalho, por exemplo, Ogum nem todos vão carregar uma espada em seu ponto, isso é peculiar de cada entidade.
Vamos ver os elementos mais comuns às velas e as ponteiras.

Velas:
A vela é onde liga, ascende à força da magia e cada linha trás sua cor, em alguns terreiros é proibido usar determinadas cores como, por exemplo, a vela preta, segundo alguns é usada para fazer o mal, mas seu terreiro faz o mal?

Essa vela é usada por determinadas linhas e não tem nada haver com fazer o mal e sim falta de conhecimento desde mistério. 
 
Mas tem entidade que usa 1,2,3 ou 7 velas no ponto riscado? 

 Primeiro quero deixar um ponto esclarecido, não é porque a entidade trás em seu nome SETE tem que ascender sete velas no ponto, aqui estou falando de ponto riscado de trabalho, gira e não confirmação e cruzamentos. Tem médiuns que adoram ascender velas no ponto e acham motivo para cada uma delas. 

Geralmente vemos as entidades dos dirigentes às vezes com uma quantidade de velas e até cores em seus pontos, PODE significar que está trabalhando ou firmando para o trabalho as linhas que trabalham na casa (Orixás).  

Eu vou colocar dois exemplos de 2 entidades que trabalham comigo o Preto Velho e o Exú. 

Preto Velho: usa 3 velas 2 brancas que representa as almas e uma branca e preta que na nossa casa usamos para linha de preto velho, uma é sua e duas para as almas que ele trabalha, seu nome trás almas. 

Exu: usa 5 velas, 4 vermelha e preta e 1 vermelha, das 4 vermelhas e preta uma é sua e as outras três é nos pontos de força que ele esta usando naquele trabalho, a vermelha é para a Pombo Gira que ele trás ela riscado no ponto, tem Exu que não trabalha no ponto, não quer dizer que não trabalha com Pombo Gira. 

Muitas das vezes a entidade identifica a linha que ela esta regendo, exemplo o caboclo 7 folhas é um caboclo de Oxossì e Oxalá pode ter vela verde e vela branca em seu ponto. 

Ponteiras:
 Nem todos os lugares usam as famosas ponteiras que usamos aqui no sul principalmente em Curitiba, alguns estados usam para Ogum uma lança no tamanho de uma ponteira, para Oxossí uma fechas de ferro, para exu o tridente, aqui usamos as ponteiras na cor que representa a linda de trabalho. Ambos têm o mesmo efeito firmar o ponto. 

Mas o que é firmar o ponto?
A ponteira é usada para fazer uma passagem de energia de cima para baixo, do astral para terra fazendo essa ligação de força.

O Preto Velho a qual eu trabalho usa somente uma ponteira, o Exu usa uma para cada vela que representa cada força que ele esta usando no ponto.
O uso desses materiais é pessoal de cada entidade. 

Texto: Pai Márcio de Ogum
Umbanda N.E.C.

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