O Significado das Chamas das Velas

Terreiro Cazuá
Em todo terreiro de Umbanda você vai encontrar velas acesas, você pode não encontrar imagens, mas a vela é indispensável, às vezes em uma variedade de cores ou somente brancas, geralmente é colocado as cores referentes aos Orixás e linhas de trabalho, segue o padrão de cada terreiro.


 
 Qual a diferença de acender e firmar uma vela?

Acender é quando não temos energia elétrica e ai sim simplesmente acendemos sem intenção de pedido apenas a luz para clarear.

Firmar uma vela é pratica da Umbanda, pois quando vamos acender uma vela já colocamos um propósito e neste monto alguma intenção é colocada isso dentro e fora do terreiro. Essa pratica é comum entre os umbandistas.

Quando firmamos uma vela inicia-se um processo magistico, a Umbanda é uma religião de magia e as velas estão presentes em todos os nossos rituais.

Porque se firma a vela do Anjo da Guarda a cima ou na altura da cabeça?

É comum ouvir nos terreiro as entidades ou até mesmo o dirigente falando para firmar uma vela para o Anjo da Guarda a cima da cabeça. Primeiro entendemos o que é o significado de uma vela dentro do nosso ritual de Umbanda.
A vela é como representasse você, é por isso que nos acendemos a vela do Anjo da Guarda no topo da cabeça, para se colocar a mente em contato com o espiritual a chama que nos conecta e por isso na altura de nossa cabeça.

Mais a vela do Orixá, do Guia?

Quando firmamos essas velas geralmente estamos em um local que é o reino do Orixá ou o campo de força da entidade ou até mesmo nos altares feitos em casa.

Mas a vela do Anjo pode ser firmada no meu altar, pode, o correto é que seja na altura ou a cima do topo da cabeça.

Quando ali firmada essa vela seja para o Anjo, Guia, Orixá ou até mesmo dentro da gira no ponto de um entidade se percebemos elas nunca queimam igual de um trabalho para o outro ou até mesmo quando a entidade firma mais que uma vela no seu ponto riscado.

Essa parte é a magia da chama, como sempre coloco tudo na Umbanda tem seu significado e agora vamos ver quais são.

Antes é sempre bom ressaltar que temos as partes terrenas, ventos, chuvas a qualidade da vela e o local que ela vai ser firmada tudo isso pode influenciar e não é algo espiritual.

Chama alta: às vezes quando firmamos a vela vem um chama alta, gigante, intensa e brilhante significa que, o que você determinou ou deseja tem grandes chance de acontecer. Na Umbanda é de quando a energia da entidade esta próximo.

Chama que trepida: você a observou que as vezes a vela fica dando uns rodopio, como se estivesse dançando vibrando é um sinal que começou a quebrar algumas energias tensa presente no ambiente ou com você. Quando fazemos algum pedido ao espiritual, por exemplo, para defender em uma causa quando firma, ascende essa vela ela começa a trepidar é sinal que o poder do fogo e do espiritual está removendo essas energias e proporcionando o que você colocou em seu pedido.

Chama enfraquecida: quando a chama esta curta, muito pequena é sinal que existem energias mais tensas em sua volta pode ser dentro do ambiente que você se encontra ou da causa que você colocou determinou ao espiritual. O ideal é aguardar ela queimar até o final, e que antes dela trabalhar o que você colocou ela teve que limpar essas energias mais densas que provavelmente estavam interferindo na sua intenção ali colocada.

Vela que chora: é o descarrego de energias ruins, ali esta acontecendo uma limpeza imediata no ambiente ou pessoa ou até mesmo a causa que foi colocada. Essa vela vai queimando e derretendo a cera em sua volta.

Chama que divide o pavio em dois: não é muito comum acontecer efeito mais raro, quando ocorre é sinal que se precisa se limpar energeticamente você ou o ambiente onde esta sendo firmada a vela.

Chama que apaga: é quando você acende uma, duas, três ou mais vezes e a vela não acende ou apaga primeiro observa se não tem nem uma corrente de vento e se estiver no cruzeiro das almas dificilmente vai acender devido a forte corrente de vento que encontra se neste local. Significa um excesso de energias negativas, se avelã não acender ou se apagar logo depois de acesa é recomendável que você quebre esta vela e jogue fora, depois firma outra se acontecer o mesmo efeito busca o dirigente do seu terreiro para seguir as orientações.

Significado da chama azul: demonstra que o seu pedido poderá ter algumas mudanças. Se for, em um trabalho de limpeza (trabalho de meio) significa que foi concluído quando o fogo fica toda azul.

Significado da chama amarela: é quando a felicidade esta chegando, algo bom vai acontecer ao que foi pedido. Se for, em um trabalho de prosperidade (trabalho de meio) significa que esta sendo realizado com grande êxito.

Significado da chama vermelha: seu pedido esta sendo executado e logo será realizado, na magia de limpeza significa energias ruís sendo retirada, no processo de abertura de caminho que está acontecendo, as energias negativas estão sendo retiradas.

Chama brilhante: quando a chama brilha forte lembrando uma estrela no céu só que branca é que você esta tendo sucesso no seu pedido.

Chama que solta fagulhas no ar: esta ocorrendo alguma interferência em seu pedido, momento de se concentrar e pedir para o que seja que esteja interferindo que seja quebrado.

Significado da chama que emite demasiada fumaça: a fumaça branca é sinal que algo esta tentando impedir sua conexão com o espiritual, alguns problemas se provêm do que esta sendo pedido.

Fumaça preta idêntica uma interferência que esta tentando ou impedindo a comunicação com o espiritual para que seja realizado determinada situação.

Vela de sete dias: essa vela tem a duração de sete dias por isso do seu nome vela de sete dias, também tem outras com determinado numero de dias, por exemplo, a de 21 dias.
Se a vela de sete dias queima antes do tempo ( sempre levando em conta a fabricação) se for para o Anjo da Guarda é sinal que vocês esta com algumas energias negativas próximas e seu Anjo, você precisa se conectar com seu espiritual pedindo proteção recomendo que acenda outra. Se queimar durante os sete dias ou passar é um bom sinal, que você esta tranquilo com sua espiritualidade.

Velas no Ponto Riscado

Um dos elementos usados no ponto riscado onde é feito a ligação terra e estral é a vela, em um ponto podemos observar vários fenômenos acontecendo, pois quem está ali manipulando são as entidades que trazem todo esse mistério.

Às vezes notamos que uma vela queima mais que a outra no ponto é sinal que a entidade esta trabalhando mais naquela linha, digamos se tem três velas e uma é para as almas e se a gira esta com a energia mais pesada pode de acontecer dessa vela queimar antes pois a entidade percebeu e esta ajudando a descarregar essa energia. Num ponto não temos como ler, cada entidade pode estar executando sua magia com infinitos significados.

Esse é um básico sobre velas e suas chamas, as velas depois de queimadas também tem seus significados e às vezes fazem desenhos o que fica uma leitura fácil de fazer. O ideal é de quando você estiver de Cambono de uma entidade e ver algo diferente pergunte, pois tenho certeza que terá um lindo aprendizado sobre aquela magia que a entidade esta trabalhando.

Axé
Texto: Pai Márcio de Ogum

Comentários